segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Transformacão de água salgada en água doce

Em vários países do mundo, particularmente em regiões áridas, a água do mar é submetida ao processo de retirada dos sais nela dissolvidos, conhecido como dessalinização. Isso quer dizer que a água salgada do mar pode ser transformada em água doce, própria para beber ou para irrigar as lavouras.
Até o ano de 1945, os aparelhos de transformação da água salgada em água doce somente existiam nos laboratórios ou como equipamento de reserva nos grandes transatlânticos. A partir daquele ano, porém, desenvolveram-se as pesquisas e, mais tarde, a montagem de instalações experimentais em diversos países.
Atualmente, a dessalinização já passou da fase experimental e constitui em regiões áridas como o Kuwait, a única fonte de abastecimento de água potável. Nesse país a produção atinge perto de 100.000 m3 de água dessalinizada por dia (100 milhões de litros/dia).



Dessalinizador de Umburanas  c/ capacidade de processar 750 m3 por hora

Existem vários processos de dessalinização.
 



 
1.Evaporação: a água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente, este tanque permite que o calor do sol evapore a água.

1. A água salgada é retirada do mar e transferida para o tanque 1 (setas vermelhas);

2. A luz solar incidente (parte superior do tanque: indicada pelas setas brancas), faz com que a água salgada se evapore;

3. O vapor de água passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação: o processo é representado pelas setas amarelas. O produto líquido é a água já no estado puro, esta é recolhida por canaletas e então armazenada no tanque 2.

2 comentários: